domingo, 5 de abril de 2009

Quem sou eu?

Sou uma professora que procura acertar, apesar da “verdade estar na contra mão”. Tento passar para os alunos algo a mais do que conteúdo, pois acredito que nossa missão é formar pessoas que gostem de pessoas.
Difícil essa arte que escolhi! Às vezes me sinto frustrada por não conseguir despertar lhes a curiosidade necessária para que uma aula seja realmente produtiva.
Difícil essa arte que escolhi! Devo ajudá-los a representar o pensamento, enquanto o meu próprio ainda não consigo representar.
Difícil essa arte que escolhi! Penso que interajo com os alunos, mas na realidade muitas vezes quero impor lhes os meus “saberes” as minhas “verdades”. Ouço suas idéias e as julgo, será que eles não têm noção do que está certo ou errado?
Difícil essa arte que escolhi! Ao menos uma coisa consigo com facilidade: perceber que muitas vezes aprendo com eles. Não sei tudo. Oh glória!!!! Como é bom perceber em seus olhares que eles também são capazes de me ensinar.
Difícil essa arte que escolhi! “Problemão”, é a troca com os colegas, que na grande maioria das vezes cansados de dar “murro em ponta de faca”, se entregam a um marasmo, a um cansaço, a uma lamúria. Mas, quando a verdadeira partilha de saberes acontece, que maravilha o milagre da aprendizagem acontece.
Difícil essa arte que escolhi! Na verdade me sinto “uma metamorfose ambulante” cada ano invento uma maneira diferente de ensinar os conteúdos.
Porém a tristeza me invade, não foi o suficiente, não motivei o necessário, não despertei o interesse tão desejado, não avaliei de forma adequada, não ENSINEI.
Difícil essa arte que escolhi!

Um comentário: