domingo, 5 de abril de 2009

Refletindo sobre aprendizagem

REFLETINDO SOBRE APRENDIZAGEM

Lembro me muito bem, quando em 1970, na sala da casa de minha avó, assistimos a Copa do Mundo em uma televisão a cores. Eu tinha apenas cinco anos, mas aquele aparelho lindo e colorido marcou a única recordação que tenho desta idade. A sala cheia de vizinhos, todos com os olhos fixos naquela tecnologia que seria a mais moderna fonte de transmissão de notícias que o homem poderia inventar.
Durante muito tempo, todos passavam horas em frente desse aparelho. Questões começaram a surgir. Seria a televisão uma boa baba? O que ela estaria ensinando de bom para nossos adolescentes? Estaria sendo uma fonte de reprodução de interesses políticos? E assim, num passe de mágica, aquela caixa tão interessante, deixa de ser “heroína” para se tornar “vilã”.
Ao refletir sobre as novas tecnologias não pude deixar de fazer o comentário acima, pois sinto que tudo se repete.
Lembro me de quando comecei a lecionar e os professores, que levavam os alunos para frente da tv, eram considerados inovadores, preocupados com a modernização do ensino. Achava isso lindo. Queria imitá-los, mas me sentia incapaz de escolher a fita cassete adequada a minha matéria, não sabia como usar a TV ESCOLA. Era uma analfabeta tecnológica.
Hoje, mais madura, acredito que as ferramentas tecnológicas usadas como instrumento para reflexão e alcance a construção do saber são um forte aliado no ensino aprendizagem. Sei que assim como a tv a cores, novas tecnologias irão surgir e nos seduzir.
Muito me preocupa essa avalanche de informações que a Internet traz, por isso procuro modificar meus métodos pedagógicos e aprender mais sobre essas novas tecnologias, que os alunos tanto dominam, para que as sereias não me devorem antes mesmo que eu possa ouvir o seu canto sedutor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário